A realização de jogos competitivos e colaborativos entre diferentes segmentos que compõem a comunidade Unespiana é uma forma de fortalecer as relações interpessoais, mas também, estimula a adesão à prática de atividade física com regularidade, que resulta em benefícios aos participantes, auxiliando na concentração, desenvolvimento cognitivo, controle da ansiedade, criatividade, redução do estresse, entre outros aspectos.
Trata-se de estratégia cuja finalidade não se encerra no evento propriamente dito, mas os efeitos são sentidos ao longo de toda sua preparação: quer por parte dos organizadores, quer por partes dos participantes, que se organizam e colaboram para essa realização.
Em 2025, as disputas ocorrerão dentro de 3 núcleos:
Núcleo 1 - Araraquara, Bauru, Botucatu, Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Rio Claro;
Núcleo 2 - Guaratinguetá, Itapeva, Registro, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Sorocaba;
Núcleo 3 - Araçatuba, Assis, Dracena, Ilha Solteira, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Rosana, Tupã.
Cada núcleo realizará as disputas, objetivando elencar o 1º, 2º e 3º lugares de cada modalidade até o final do evento naquela localidade. Será exigido o mínimo de 03 (três) equipes de cada modalidade coletiva ou mista, para a realização da competição, nos núcleos do Interserv Unesp 2025.
Os atletas classificados nos 1º, 2º e 3º lugares de cada modalidade receberão a premiação materializada em medalhões nas cores ouro, prata e bronze.
Todos os participantes do evento receberão o certificado de participação.