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Apresentação

O Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e o  Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - CEPFE, compõem, de modo articulado, um evento bianual, organizado pela Unesp e promovido pela Pró-reitoria de Graduação, com o objetivo de criar  espaços destinados à reflexão e análise das políticas e práticas para a formação de professores no Brasil. 

Em 2023 o Congresso Nacional de Formação de Professores articulado ao Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores foi realizado nos dias 29/11 a 01/12/2023, na cidade de Águas de Lindoia – SP, alcançando a VI e XVI  edições, respectivamente. Desde a sua primeira edição, em 1990, portanto, há 33 anos, o Congresso busca contribuir para a ampliação do espaço de construção de vias político-educacionais, induzindo reflexões e apresentando um quadro dos investimentos já em curso no plano nacional e internacional.

Na busca de pensar essa formação articulada à problemáticas mais amplas da sociedade, o VI CNFP e XVI CEPFE teve como temática Tempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores?  Essa temática induz ao debate dos estudos que estão sendo desenvolvidos no âmbito educacional, bem como aos pontos de entrave na formação dos professores, convertendo-se em propostas de políticas para a formação de professores no país. 

O Congresso 2023 abarcou 11 eixos temáticos voltados para a formação de professores, com ampla e diversificada programação, oferecendo conferências, mesas redondas, debates, minicursos, GT temáticos, além das sessões coordenadas de comunicações orais. Os eixos temáticos do Congresso foram revistos e ampliados de modo  a focar os estudos voltados para a formação de professores, conforme seguem: Eixo 01: Políticas e práticas de formação inicial de professores da educação básica; Eixo 02: Políticas e práticas de formação continuada de professores da educação básica; Eixo 03: Políticas e práticas de formação de professores alfabetizadores e da educação infantil; Eixo 04: Políticas e práticas de formação de professores da educação superior; Eixo 06: Inovações e tecnologias educacionais; Eixo 07: Produção, avaliação e usos de materiais e recursos didáticos; Eixo 08: Formação de professores e relações étnico-raciais; Eixo 09: Gêneros, sexualidades e formação de professores; Eixo 10: Políticas de formação e desenvolvimento profissional de gestores da educação básica; Eixo 11: Saúde na escola e formação de professores: bem-estar e sofrimento na vida escolar.

O CNFP articulado ao CEPFE tornou-se um espaço tradicional, privilegiado e ímpar de divulgação das pesquisas, ao mesmo tempo em que se discute dilemas vivenciados pelos educadores que atuam nos diversos segmentos da educação escolar, propiciando o diálogo e fortalecendo saberes para a superação na busca de revitalizar o compromisso de educar. Como apontam as pesquisas e os resultados das avaliações dos sistemas educacionais, a formação de professores é um dos principais aspectos impactantes na qualidade da educação ofertada. 


Em síntese, o Congresso Nacional de Formação de Professores articulado ao Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores estabelece relações positivas na construção da identidade do ser professor e de sua profissionalização, principalmente nos últimos anos em que novos rumos são desenhados por conta da complexidade e impactos nas formas de conhecimento, suas interdependências, avanços da tecnologia e de novos formatos para educar. 

O Congresso recebeu 1211 inscritos e 644 trabalhos – comunicações orais, distribuídos nos 11 eixos temáticos, sendo 219 comunicações de pesquisa empírica, 169 comunicações de pesquisa teórica e 256 relatos de experiência. Os trabalhos foram avaliados por pareceristas ad hoc, cadastrados nos respectivos eixos temáticos. As avaliações dos trabalhos foram validadas pelos Coordenadores dos eixos temáticos, após análise do parecer emitido pelo avaliador. Concluído o processo de avaliação, foram registrados os seguintes números: 187 comunicações de pesquisa empírica; 125 comunicações de pesquisa teórica e 200 relatos de experiência, totalizando 512 trabalhos aprovados. Os trabalhos foram apresentados em 65 sessões coordenadas, por eixo temático, respeitando-se o número de 8 a 10 trabalhos por sessão. Destacamos que 87% dos trabalhos aprovados foram apresentados nas respectivas sessões coordenadas. Registramos, ainda, a participação efetiva de 754 congressistas, devidamente credenciados nas atividades do evento.

A programação do Congresso contou 9 mesas redondas, 4 minicursos, 3 Grupos de Trabalho - GT e conferências de abertura e encerramento, perfazendo um total de 28 palestrantes  e  2 conferencistas,  nacionais e internacionais.  Todas as mesas redondas e conferências contaram com um coordenador.

Destacamos que, na cerimônia de abertura do evento, a Comissão Científica homenageou três professores que contribuíram com o Congresso e com a formação de professores no Brasil desde as primeiras edições, são eles: Professor Dr. Celestino da Silva Junior, Professor aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências  - Unesp, Campus de Marília; Professor Dr. José Mizael Ferreira Valle (in memoriam), Professor da Faculdade de Ciências - Unesp, Campus  de Bauru; Professora Dra. Marli Elisa de Alfonso André (in memoriam), Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Ao término do evento, a Comissão Organizadora do VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ressalta que o  planejamento do evento foi cumprido, assim como os objetivos foram plenamente atingidos, fazendo desta edição do Congresso um exemplo de espírito colaborativo dos pareceristas ad hoc, Coordenadores dos Eixos Temáticos, Comissão Científica  e equipe da Pró-reitoria de Graduação da Unesp.

Destacamos que todos os trabalhos foram submetidos pelos respectivos autores. O conteúdo desses trabalhos é de exclusiva responsabilidade de seus autores. A Comissão Organizadora do VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, os avaliadores ad hoc, o Comitê Científico e a Comissão Científica não se responsabilizam por desdobramentos decorrentes do uso de quaisquer dados, afirmações, opiniões inexatas ou que conduzam a erro, contidos nesta publicação.





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Responsável

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Pró-reitoria de Graduação 

e-mail: congressoeducadores.reitoria@unesp.br



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